sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Tito Rosemberg


Tito é outro que conheço a tanto tempo que nem sei por onde começar.
Eu o admirava no início de minha vida no Arpoador porque ele já fotografava.
Eu sempre pensava, quando parar de pegar ondas, vou fotografar ondas.
Depois ele sumiu, foi trabalhar na Califórnia e voltou cheio de informações técnicas, foi a primeira vez que vi um Soft pad (disco de borracha usado para lixar as pranchas), plainas, lixadeiras, pigmentos, fitas, o cara tinha tudo de ponta, trouxe uma oficina inteira da California, mais uma ex-mulher que fazia o trabalho pesado.
O quadro da época, era o Parreiras com uma fábrica decente, uns caras fazendo algumas pranchas, como o Cyro, o Mário Bração e um bando de garotos desenhando pranchas nos cadernos de escola.
Eu, Rico, Mudinho, Mário Caolha, Miçairi, Vanderbill e outros.
Ninguém tinha nenhuma estrutura, nenhum equipamento, nenhuma informação. Só tesão.
Eu, Mudinho e o Rico fazíamos pranchas na garagem da casa do Rico, na João Lyra.
a gente fazia uma prancha por mês, em média, no máximo.
O Tito montou uma oficina, eu fui visitar e saí humilhado, nunca ia poder competir com aquela estrutura.
foi o início de tudo. Aprendemos muito com ele, acabamos crescendo, comprando nossos equipamentos e montando nossas oficinas, mas ele sempre foi um referencial.
Sempre que um cliente me enchia o saco por causa do acabamento, eu dizia, olha se vc quiser prancha bonita, faz com o Tito. eu faço pranchas boas!
Até hoje penso um pouco assim, a gente se mata pra polir uma prancha, e a primeira coisa que o cara faz é passar parafina no polimento. Acho um despedício.
Prancha tem que ser é boa na onda.
Depois disto, o Tito fez uma kombi maneiríssima, parecia uma casa, viajou muito com ela.
Eu acabei comprando uma kombi por causa dele.
Enfim, ele sempre foi uma inspiração pra nós, garotada.
Tito é um cara muito interessante, sempre foi fiel aos seus ideais, viveu da maneira que achava correta, sem concessões, coisa rara até no meio do surf.
Hoje está morando na Praia da Pipa.

10 comentários:

frima.rosemberg disse...

Ola!!!!
Sem muita vivencia(nenhuma)pratica em surf,uso minha emocao para deixar poucas linhas sobre esse magico texto sobre meu doce primo Tito!!!!
Nao existe como pensar em surf sem pensar nele!!!!!
Tito eh ..................objetivo cumprido
Tito eh................... acreditar em nossos sonhos
Tito eh...................retrato de ser um jovem saudavel
Tito sao lentes poderosas hj.....!!
Mas foi.eh e sera sempre meu surfista luz do Arpoador!!!!
Quem dera os jovens de hj pudessem voltar no tempo e vivenciarem o que de fato era ser um amante das aguas!
Ser um SURFISTA de verdade!!!!

livio disse...

Tito,onde voce estiver, estarei sempre com voce,meu velho amigo,ainda me lembro com alegria de sua casa na Sá ferreira e de toda a familia, especialmente da Sonia e do Luis, fomos vizinhos no recreio nos anos 70, e quantas vezes batemos altos papos, meu amigo um forte abraço
Livio Bruni Junior

livio disse...

alo Tito,este cartaz foi a 1a ideia, realizado por o Fabio Kerr, Filho do Amigo Illem ( Bigode ) Kerr, consta o nome de teu irmao Luis, saudades dele , um abraco
livio

Mauro Salim. disse...

Simplesmente foi, é e sempre será uma das mais fortes influências do surf brasileiro. Valeu véio. Quando era garoto e tinha uma São conrado de quarta ou quinta mão meu sonho de consumo sempre foi uma Tito surf boards. Alô Tito, creio que ainda dá tempo!!!

frima.rosemberg disse...

Mauro,que nem conheço,seu comentário fecha com o meu!
Abraços
Frima

Felipe Siebert disse...

http://siebertsurfboards.blogspot.com/2009/10/o-segredo-do-genio-e-levar-o-espirito.html

Tito Rosemberg disse...

Saudades do Compadre! Pois é amigo Livinho, faça um contato! Quanto tempo se passou! Forte abraço!

Tito Rosemberg disse...

Saudades amigo livio! Faça um contato para trocarmos uns dedos de prosa! Abração

livio disse...

Amigo tito, bom muito bom ter noticias suas, meu email liviocbrunijr@hotmail.com.br, entre em contato assim te passo meu endereço e telefonese trocamos uns dedos de prosa, aloha meu amigo saudades
livio

Unknown disse...

Não conheci o Tito apenas fui seu fã em função das pranchas que fazia as quais sempre foram avancadas para o que tínhamos na época , infelizmente nunca cheguei a ter uma apesar de surfar muito com uma de um amigo ,bom saber dele por vocês aqui que Deus ilumine o caminho dessa fera que nos agraciou com o que de melhor há ...o espírito do surf